sábado, 19 de junho de 2010

Me Apresento

Galera,

Este blog tem como objetivo ser uma voz da causa de pessoas Portadoras de Deficiência Física ou mobiliade reduzida. Antes de começar a postar a respeito da acessibilidade, irei me apresentar:

Me chamo Thiago Saturnino, tenho 22 anos, sou formado em ADM e especialista em Econômia. Sou cadeirante, mas nem sempre fui. Aos 10 anos de idade, após sair de uma Escolinha de Futebol, um tiroteio iniciou-se na porta de um banco, em frente ao ponto de ônibus que me aproximava, de repente, antes de qualquer reação, uma bala me atingiu. Essa bala, acabou inflamando minha medula e, desde então, nunca mais voltei a andar.

No inicio tudo era novo e dificil. Aos 12 anos conheci o para-esporte ou esporte adaptado. Comecei a fazer natação em uma instituição gratuitamente. Até cheguei a ganhar algumas provas. Porém, nas provas com atletas fortes, ficava muito para trás, quando chegava todo mundo já tinha saido da piscina rsrsrs... Aos 13 anos, ainda na mesma instituição, comecei a praticar o Tênis de Mesa. Nesse esporte me destaquei, já no primeiro ano de competições, ganhei o prêmio de Revelação Paulista. Nos anos seguintes ganhei títulos importantes, o que me garantiu uma vaga no Para-Panamericano daquele ano. Para mim, foi uma Honra poder representar meu País.

Após 4 anos praticando o Tênis de Mesa, tive que abandonar o esporte. Aos 17 anos, fui aprovado no Vestibular e comecei a trabalhar. Infelizmente, não tinha mais tempo para o Esporte que tanto me ajudou e me ensinou.

Venho de familia humilde, com a ajuda de Deus, consegui uma bolsa de Estudo, que proporcionou me formar em ADM. Logo após me formar, iniciei o curso de Especialização em Econômia, cujo o qual me formei no meio desse ano.

Diante de tantas dificuldades passadas nas ruas, pegando ônibus lotado( sem adaptação), em dias de chuva e sol, e andando por nossas calçadas sem nenhuma infra-estrutura, sem contar os locais sem adaptação( Restaurantes, Escolas, Bares, etc.), resolvi criar esse blog para discutirmos e lutarmos pelo que a nossa constituição nos garante: O direito à acessibilidade, o direito de ir e vir.

O momento no mundo é do Brasil, nós precisamos lutar para que esse desenvolvimento e beneficios desse desenvolvimento chegue até nós.

6 comentários:

  1. Olá meu querido,parabens pela iniciativa,compreendo tudo isso, aqui em saovicente tbm é complicado, estudo e fasso curso,as vezes quando um motorista para,faz uma cara de quem comeu e ñ gostou,pq esta atrasado,isso quando a lotação ñ tá com a plataforma quebrada,mas tbm creio que juntos poderemos mudar muita coisa,abraço querido.

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiago,gostei muito da sua história,aqui em BH, os deficientes tem lutado para que seus direitos sejem respeitados pois, temos enfrentado muitas dificuldades.Especialmente nos coletivos pois nossos onibus são de elevadores. E quando pedimos para abaixar há algumas desculpas de estar estragdo.Temos tido algumas conquistas, mas queremos mais.

    ResponderExcluir
  3. Olá Thiago sou Victor Hugo, tenho 24 anos sou deficiente fisico ando com auxilio de Muletas sou formado em gestão de recursos humanos faço natação trabalho etc...,moro em guarapari Es tambem não tem nenhuma estrutura para pessoas com Necessidades especiais em geral, se te interessar podemos trocar ideias sobre mercado de trabalho.


    A Disposição,

    Victor Marinho

    E-mail: victorhugomarinho@hotmail.com
    Msn: vhmgr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Thiago, sou o Célio, paraplegico e criei a www.ecoisencoes.com.br - atuamos em todo estado de Santa Catarina. Parabens pela luta. Sei que é ardua, mas tem que ser permanete, diuturna e eterna.
    Abraços Celio,
    ecoisencoes@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Thiago. Tudo azul?Parabéns pela iniciativa.Acredito que terão muitos seguidores.Concordo plenamente, com o seu artigo. Pois é, nossas cidades em geral, estão dificultando, os vários tipos de ascessos.Mas acredito que aos poucos,o quadro vai melhorar.Um grande abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
  6. VLW THIAGO,PARABPENS.TEMOS QUE FAZER VALER OS NOSSOS DIREITOS.DESDE JÁ SOU UM MULTIPLICADOR DESTA CAUSA....ABRAÇOS,FCD.

    ResponderExcluir